CORITIBA FOOT BALL CLUB

160x600 Escudo Errado Não
Elenco - Samuel

30/03/2016 16:52:00 ( atualizada em 30/03/2016 17:18:46 )

Refinar com Reinaldinho

Refinar com Reinaldinho
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Projeto do Coritiba promove encontro entre ex-jogador coxa-branca com meninos da categoria Sub-11 do clube

O terceiro encontro do Projeto Refinar do Coritiba foi emocionante. No Couto Pereira, os atletas do Sub-11 coxa-branca participaram de uma palestra com o ex-jogador do clube, Reinaldinho, que vestiu a camisa Alviverde de 1970 a 1973.

O atacante se emocionou ao contar aos meninos sobre a partida decisiva do Torneio do Povo.

Depois do apito do árbitro, o Coxa já havia garantido a conquista deste título. Porém, o juiz fez com que o elenco voltasse a campo para jogar mais nove minutos, uma tentativa de favorecer o time adversário. Reinaldinho não conseguiu conter as lágrimas ao relembrar a garra do time na ocasião.

“Eu procurei transmitir aquilo que eu sentia no futebol, aquele prazer que eu tinha. Eu tive bastantes vitórias aqui!”, disse. É muito gratificante vir neste encontro e eu vi no semblante dos garotos a curiosidade de saber como que era quando eu jogava, há 40 anos. Há muita diferença!”, completou ele, que ainda aproveitou para elogiar o processo de formação do clube. “Ele forma a pessoa como indivíduo, como pessoa que pode ser, tanto jogador de futebol, quanto seguir outra carreira”, disse.

Depois da palestra, o jogador Ícaro – que fez questão de contar que já sabe cantar o hino do Coxa inteirinho – entregou uma camisa personalizada. O técnico da categoria, Danilo, também entregou uma homenagem ao craque.

Este foi o último encontro do mês de março e Jota Agostinho, o coordenador do Refinar, aproveitou para fazer um balanço de como tem sido a aceitação dos atletas ao projeto. “O que me deixa feliz é que o projeto se consolidou. Eu interajo com eles no refeitório aqui do clube e fico emocionado quando eles me perguntam que jogador estará no próximo encontro, qual será a categoria da vez”, disse ele. “O projeto está dando resultado e eu fico muito feliz por isto”, terminou.

Projeto Refinar

O projeto foi lançado no Coritiba no dia 08 de outubro de 2015 com o encontro de laterais das categorias de base do clube com o ex-jogador coxa-branca, Dida. Contando com inicial, o projeto promoveu outros quatro encontros no ano passado, com participações de Vavá, Jairo, Almir e Hélcio.

"O objetivo é complementar outras ações do clube para que estes meninos não sejam apenas atletas, mas, cidadãos na plenitude", explica Agostinho. "É importante que eles conheçam a história do Coritiba, quem são os jogadores que carregaram o Coxa no passado, com sacrifício, o que representa esta camisa e a estrela que tem nela", completa.

O slogan do projeto é "O ontem ensinando o amanhã", uma alusão ao aprendizado que os futuros atletas do clube vão receber dos jogadores coxas-brancas do passado.  Clique aqui para ver a matéria sobre a ação do projeto com Dida, aqui para a matéria sobre a ação com Vavá, aqui para a do encontro com Jairo e aqui para ação com Almir. A primeira palestra deste ano de 2016 foi com o Capitão Hidalgo. Confira aqui.